JAIME PRADES
BLOG       OBRAS       TEXTOS       CONTATO
NA MÍDIA           CATÁLOGOS           LIVROS           EXPOSIÇÕES
BBC BRASIL 28/01/2017
GLOBONEWS 05/01/2017
JAIME PRADES 2016
FOLHA SP 29/08/2014
O QUE SEI DE PRADES
JAIME PRADES 2016
DENTRO/INSIDE Setembro 2016


Artista brasileiro, nascido na Espanha em 1958, vive e trabalha em São Paulo desde 1975. Nos anos 80 integrou o coletivo TUPINÃODÁ, grupo que é hoje referência histórica de ações artísticas contemporâneas nos espaços públicos urbanos.
Com mais de 30 anos de trabalho produziu intensa obra de pinturas, esculturas, desenhos, objetos e instalações. Seu traço marcante é rapidamente identificado apesar da grande variedade de suportes e linguagens que criou devido à sua permanente experimentação.
Sua obra está agrupada em cinco séries principais: Máquinas, Totens, Absurdos, Xamânicos e Natureza Humana. Esses conjuntos organizam os principais temas desenvolvidos pelo artista, respectivamente: a desumanização; a ancestralidade; a alegria; o sagrado; a crise civilizatória materialista.
Seu trabalho é referência sobre questões como os limites entre os espaços públicos e privados; o abandono e descarectarização das comunidades; o valor da obra de arte diante do desprestígio das artes vernaculares; as cidades como suporte; o palco urbano como território de convivência, entre outras.